quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Béla Fleck and the Flecktones

Hum, sendo o meu companheiro de blogue mais virado para cenas pesadas (não que eu não goste, apenas tenho uma selecção bastante mais abrangente) vou ver se consigo ir balanceando as coisas com estilos diferentes.
Portanto, devido a isso, trago-vos hoje "Béla Fleck and the Flecktones" uma banda de bluegrass e jazz-fusion. Jazz-fusion, para quem não conhece, tal como o nome indica, é misturar jazz com outros estilos de música normalmente rock, funk, R&B e também com bocados de improvisação; já o bluegrass é um derivativo da música country, normalmente mais virado para o instrumental, um pouco mais minimalista mas tão sentido como o country e, misturando também um pouco de jazz (devido, talvez à maior variadade de instrumentos utilizados).

Passado a explicação dos termos falemos da banda: Béla Fleck and the Flecktones.

Esta começou com Béla Fleck, um bastante galardoado senhor da música que toca banjo e guitarra (mas quase sempre virado para o banjo eléctrico) ; Howard Levy na harmónica e no piano e com dois irmãos a tratar da secção de ritmo: Victor Wooten no baixo, considerado por muitos um dos melhores tocadores de baixo e dos maiores virtuosos desse intrumento hoje em dia e com um já longo repertório de trabalhos e prémios, e Roy "Future Man" Wooten: percussionista, compositor e inventor, a tocar um instrumento que este próprio inventou o "drumitar" : uma espécie de fusão entre bateria e guitarra; Future Man também trata das partes vocais da banda.

Desde o início da banda, já houve duas mudanças de membros: em 1992 Howard Levy, um dos fundadores, saiu e alguns anos mais tarde, em 1997 entrou Jeff Coffin que toca saxofone, clarinete e flauta; desde a sua entrada, Jeff Coffin ainda não saiu da banda, dando uma nova fescura ao som destes, adicionando elementos de jazz com os seus saxofones.

Os membros da banda Jeff Coffin e Victor Wooten também possuiem projectos com a famosa banda "Dave Matthews Band". (talvez algum dia faça um post sobre isso)

Formação actual:

Béla Fleck



Victor Wooten



Roy "Future Man" Wooten



Jeff Coffin

Discografia:

Béla Fleck and the Flecktones (1990)


Flight of the Cosmic Hippo (1991)


UFO Tofu(1992)


Three Flew Over the Cuckoo's Nest (1993)


Live Art (1996)


Left of Cool (1998)


Outbound (2000)


Live at the Quick (2002)


Little Worlds (2003)


The Hidden Land (2006)


Jingle All the Way (2008)


Penso que esta banda, apesar de alternativa e muito pouco popular por estas bandas, possuem elementos extraordinariamente talentosos e premiados e, para quem possa gostar deste estilo, aconselho vivamente ouvir um pouco deles!


Prémios:

1997
- Best Pop Instrumental Performance, "The Sinister Minister"

2001
- Best Contemporary Jazz ALbum, Outbound

2007
- Best Contemporary Jazz Album, The Hidden Land

2009
- Best Pop Instrumental Album, Jingle All the Way
- Best Country Instrumental Performance, "Sleigh Ride" (nomeado)


Música/Vídeos:



toodles*

3 comentários:

Anónimo disse...

bem meus amigos eu ka n sou muito dada a blogs mas este blogger sobre musica esta d mais... esta mesmo um espectaculo continuem assim...

Lav!tz disse...

Já aprendi o que é Bluegrass. xD

Boa banda, sim senhor. Gostei muito do estilo musical deles. E aquela drumitar é um espetáculo! =P

Só tu para encontrares bandas escondidas nas profundezas do Sul norte-americano. Acho que fazes muito bem em tentar alargar os horizontes musicais de quem cá vier, eu próprio tenho um gosto musical com o seu quê de eclético e gosto sempre de conhecer projectos diferentes.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.